sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Urano


Urano (também referido como Úrano) é o sétimo planeta do Sistema Solar (entre Saturno e Neptuno) e o terceiro maior planeta. Curiosamente, é o único que tem o eixo de rotação tão inclinado, que é quase paralelo ao plano da eclíptica. Úrano distingue-se pelo facto de o sentido da sua rotação ser contrário à da maior parte dos planetas (excepto Vénus).





Através da visita de Voyager 2, descobriu-se que este planeta levava 84 anos a girar à volta do Sol, que o seu diâmetro equatorial é de 51.118 km (32,190 milhas) e que a distância média ao Sol é de 2.87 biliões de km(1.78 biliões de milhas). Mais tarde, foi descoberto a duração do dia em Úrano, que é de 17 horas e 14 minutos.

Até hoje são conhecidos 27 satélites e os dois maiores são a Titânia e o Oberon que foram descobertos por William Herschel em 1787.

Urano tem a superfície mais uniforme de todos os planetas porque tem uma cor azul-esverdiada, produzida pela combinação de gases na sua atmosfera, e tem anéis que não podem ser vistos a olho nu. Esta atmosfera é completamente uniforme, com uma temperatura de cerca de -180ºC e é composta por 83% de hidrogénio, 15% de hélio, 2% de metano e por pequenas porções de acetileno e outros hidrocarbonetos. Estes gases encontram-se a altitudes constantes e os ventos a meia-latitude sopram na direcção da rotação do planeta a velocidade de 40 a 160 metros por segundo (90 a 360 milhas por hora).


Graças à visita da Voyager 2 e ao telescópio Hubble, confirmou-se que tem 13 anéis [Zeta (1986 U2R), 6, 5, 4, Alpha, Beta, Eta, Gamma, Delta, Lambda (1986 U1R), Epsilon, Nu (R/2003 U 2), Mu (R/2003 U 1)] muito finos, dispostos, por causa da inclinação do planeta, quase perpendicularmente ao plano orbital.


À volta de Urano giram 27 satélites (Cordelia, Ophelia, Bianca, Cressida, Desdemona, Juliet, Portia, Rosalind, Mab, Belinda, Puck, Cupid, Miranda, Francisco, Ariel, Umbriel, Titania, Oberon, Caliban, Stephano, Trinculo, Sycorax, Margaret, Prospero, Setebos e Fernand).


Sem comentários: